Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Caros cursistas, as atividades desta unidade foram reorganizadas para facilitar seus estudos. Portanto, sugerimos que deverão seguir a seqüência e orientações deste cronograma.
Unidade 1 – Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Interação Fórum
Apresentação Entre em Interação Fórum Apresentação. Faça uma rápida apresentação aos seus colegas e fale de suas expectativas quanto ao curso (1º encontro presencial)
Atividade 1 .1
Título Reflexões Iniciais - em Dupla
Conteúdo/Leitura Obrigatória Texto: “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”, de Juan Ignacio Pozo. Módulo Virtual tela 3 e material impresso pág 60 a 63.
Orientações Didáticas
Desenvolvimento
Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orientações que inserimos a seguir.
Orientações para a realização da atividade.
1. Debata as questões propostas para reflexão com um(a) colega.
2. Escrevam um breve relato das principais reflexões da dupla, com cerca de 250 a 300 palavras, no Editor de textos do BrOffice. Salvem o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, como a seguinte forma: ativ-X_seunome. Para esta atividade realizada pela dupla João Carlos Pereira e Maria Elisa Cardoso, o nome do arquivo será, por exemplo, ativ1-1_joaocarlos-mariaelisa. Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. Os traços que sugerimos utilizar, como sinal de underline, underscore ou sublinhado, são aceitos pelo computador como uma letra comum.
Produto/Divulgação Poste o arquivo desta atividade no Ambiente E-Proinfo, no espaço Biblioteca, em Material do Aluno,
Tema: “Reflexões iniciais”. Sub Tema: Reflexões
Interação
Biblioteca Período de realização da atividade
01/03/2012 a 02/03/2012
Atividade 1.2
Título Quem sou como professor e aprendiz
Conteúdo/Leitura Obrigatória Leitura da Entrevista com Antônio Nóvoa – Matrizes Curriculares páginas 64 a 69 do Material Impresso
Orientações Didáticas
Desenvolvimento
Reflita acerca das seguintes questões:
- O que é ser professor hoje?
- Quem sou eu (professor) neste contexto?
Produto/Divulgação Compartilhe suas reflexões no Fórum “Quem sou como professor e aprendiz?” e aproveite para comentar respostas de outros colegas e para dialogar criticamente sobre a docência no contexto da sociedade da aprendizagem.
Interação
Fórum Período de realização da atividade 04/03/2012 a 8/03/2012
Atividade 1.3
Título O papel da escola diante das novas tecnologias.
Conteúdo/Leitura Obrigatória Para Refletir – pág 45 do módulo impresso
Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor - http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY
Orientações Didáticas
Desenvolvimento
Orientações para realização da atividade página 46 do Módulo impresso.
Produto/Divulgação Reflexão no Diário de Bordo
Interação
Período de realização da atividade 09/03/2012 a 13/03/2012
Atividade 1.4
Título Pesquisa na Escola
Orientações Didáticas
Desenvolvimento
Faça uma pesquisa, na sua escola, para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isso vem acontecendo. Analise, também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais ou se potencializam a produção ou a modificação de propostas pedagógicas.
Orientações para a atividade:
1. Entreviste professores da sua escola e colete dados sobre as tecnologias que costumam utilizar em suas aulas e de que forma as utilizam. Defina o número de professores de acordo com sua disponibilidade de tempo. Quanto maior for o número de entrevistas, mais completa será a análise; entretanto, no caso de entrevistar um pequeno número, focalize nos colegas que estão mais engajados com a integração tecnológica na escola.
2. Organize uma síntese das informações coletadas, usando a planilha de referência, disponibilizada pelo seu formador.
3. Elabore uma breve apresentação no Impress (2 a 3 slides) com suas conclusões acerca do uso das tecnologias na sua escola, para debater com seus colegas no próximo encontro presencial.
4. Salve o documento e a planilha na pasta “Meus documentos”. Atribua a ele um nome que facilite a sua identificação da seguinte forma: ativ1-4_seunome; por exemplo, para esta atividade realizada por Helena Maria Silva, o nome do arquivo será: ativ1-4_helenams. Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. Os traços que sugerimos utilizar, como sinal de underline, underscore ou sublinhado, são aceitos pelo computador como uma letra comum.
5. Salve os arquivos em CD ou em pen drive para fazer a apresentação no encontro presencial.
Produto/Divulgação Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: “Minha escola” e sub_tema “Escola”
Interação
Biblioteca Período de realização da atividade 14/03/2012 a 19/03/2012
Atividade 1.5
Título Mapa Conceitual de Aprendizagens
Conteúdo/Leitura Obrigatória Leitura no módulo impresso pág 53 a 55
Orientações Didáticas
Desenvolvimento
As orientações para realização desta Atividade estão disponíveis nas páginas 53,54 e 55 do módulo impresso e no módulo virtual página 09
Produto/Divulgação Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: “Mapa Conceitual” e sub_tema “Mapa”
Interação Biblioteca Período de realização da atividade 19/03/2012 a 22/03/2012
Atividade 1.6
Título Webquest sobre projetos de aprendizagem
Conteúdo/Leitura Obrigatória Leitura no módulo impresso pág 56 e no Módulo Virtual pág 10
Produto/Divulgação Divulgue no Fórum “Minha Webquest” o endereço de sua webquest.
Interação Fórum “Minha Webquest” Período de realização da atividade 22/03/2012 a 26/03/2012
Orientações Didáticas As orientações para realização desta Atividade estão disponíveis na página 56 do módulo impresso e no módulo virtual página 10.
Para criar sua webquest acesse o site: www.webeducacional.com/webquest
OBS: Todos os materiais de apoio para a realização das atividades estão em Biblioteca- Material do Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário