SEJA BEM VINDOS!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cronograma de atividades da Unidade 3.

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – 100H
UNIDADE 3 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DESTA UNIDADE DE ESTUDO E PRÁTICA:
  • Contextualizar o tema de que trata a Unidade 4: Currículo, projetos e tecnolo­gias, a partir das contribuições das tecnologias — em especial da tecnologia digital — ao desenvolvimento de projetos.
  • Propiciar o planejamento e aplicação de ações na perspectiva da pedagogia por projetos.
  • Identificar as características do currículo construído por meio do desenvolvi­mento de projetos com o uso de tecnologias.
  • Propiciar a identificação das concepções de currículo e sua ressignificação diante das possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção de conhecimento.
Atividades
Unidade/Atividade
Título
Orientações didáticas
Espaço de divulgação
Período


3.1


Contextualizando a mudança
Leitura da entrevista feita com Pedro Demo: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” disponível no Mod. Virtual (pág. 2)
Escreva sua reflexão no Diário de Bordo a cerca da questão: Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos?
Ouço suas idéias, dúvidas, curiosidades?
Dando continuidade a esta atividade debata com seu colega de grupo as questões propostas abaixo. Ao terminar o debate, produzam um texto/síntese e postem no Ambiente Virtual, no Fórum “Contextualizando a mudança”, listando as estratégias identificadas pela dupla.
§  Quais as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?
§  De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Veja mais orientações para a realização da atividade na página 141 a 143 do guia do cursistas – Material Impresso ou no módulo virtual tela 2  - clicando no link  - Atividade 3.1 Contextualizando a mudança: grupo, reflexão, presencial
Em duplas explorem o Software HAGAQUÊ, a fim de descobrir suas potencialidades pedagógicas para o uso com diferentes estratégias didáticas e compartilhem suas reflexões com seus colegas no fórum: Explorando o Software HAGAQUÊ.
Veja as orientações na pág. 142 guia do cursista – Material Impresso e no módulo virtual tela 2 – clicando no link - Atividade 3.1 pág. 2   (Cont. Ativid. 3.1)



Diário de Bordo





Fórum:Contextualizando a mudança: da teoria a prática.”














Fórum: Explorando o Software HAGAQUÊ
10/05/2012

3.2
Contextualizando a mudança
A proposta, é que você planeje e execute uma atividade em sala de aula com uma turma, integrando as tecnologias para facilitar a percepção de desejos e a necessidades de aprendizagem de seus alunos.
Para realizar esta atividade veja as orientações na pág. 144 do guia do cursista material impresso e no módulo virtual tela 2 clicando no link - Atividade 3.2 Contextualizando a mudança - da teoria à prática: individual/grupo, a distância, nível de intervenção na prática – execução.

Fórum: Contextualizando a mudança: da teoria a prática
11/05/2012 a 16/05/2012
3.3
Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Antes de iniciar esta atividade, realize a leitura do artigo Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental, clicando no link: “clicando aqui”, tela 5 do módulo virtual.
Elabore o plano de aula conforme o roteiro disponível no Portal do Professor.
Siga as orientações na tela 5 do módulo virtual clicando no link: Atividade 3.3: projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo: grupo, presencial, nível de intervenção na prática – planejamento.
Blog
16/05/2012 à 21/05/2012
3.4
Desenvolvimento de projeto em sala de aula com integração das tecnologias ao currículo
Nesta atividade você irá desenvolver com os alunos o plano de aula elaborado na Ativ.3.3.
Registre no fórum “Relato de projetos de trabalho”, o andamento das atividades desenvolvidas e tecnologias e mídias empregadas, de forma que você possa dialogar com seus colegas e formador e/ou esclarecer eventuais dúvidas. Seja cooperativo(a), ou seja, acompanhe os relatos dos colegas e apresente comentários e sugestões.

Veja mais orientações na página 156 e 157 do guia do cursista – material impresso e módulo virtual tela 7 clicando no link  Atividade 3.4 desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo: grupo, a distância, nível de intervenção na prática – Execução
Fórum: “Relato de projetos de trabalho”






Blog

22/05/2012 à 24/05/2012
3.5
Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Inicialmente, você deve refletir sobre os seguintes pontos:
·         Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus alunos estão inseridos no currículo formal?
·         Você consegue inferir quais foram os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado?
·         Estes conceitos, atitudes e procedimentos fazem parte do currículo? O que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo? Então, o que é currículo?

Veja mais orientações para a realização desta atividade na página 159 e 160 do guia do cursista – material impresso.
Diário de bordo ou
Blog

25/05/2012 à 29/05/2012
OBS: O cronograma deverá ser executado na íntegra, pois todas as atividades estão seqüenciadas e são fundamentais para o entendimento do conteúdo estudado e alcance dos objetivos propostos na unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...